Orings são por definição vedações dinâmicas ou estáticas de borracha e levam esse nome devido ao perfil de seção circular “O” a qual é alojado em uma cavidade previamente dimensionada, a vedação se dá através da pressão que as paredes dessa cavidade exercem sobre o Oring de Borracha, ajudando-o na vedação do sistema, dessa forma a pressão do fluído exercida sobre o Oring deforma o mesmo, comprimindo-o sobre a extremidade oposta da cavidade, transmitindo essa pressão ás superfícies e gerando a plena vedação do sistema.
Os Orings de Borracha são considerados as peças mais versáteis de vedação em todo o mundo e tem vasta aplicação nos mais variados segmentos de mercado, pode-se concluir que onde há a possibilidade de vazão de alguma substância, lá estarão essas fieis escudeiras da indústria, sempre auxiliando no desenvolvimento tecnológico e na evolução de máquinas e equipamentos.
DICA DE MONTAGEM – Os anéis sofrem compressão durante a montagem, para evitar quebras, cortes e demais falhas nesse processo, elimine cantos vivos na contra-peça, além disso, o uso de dispositivos de montagem são essenciais quando a peça fica depois dos canais, chavetas, roscas, não se esqueça ainda que a presença de rebarbas e partículas abrasivas nos alojamentos, pode danificar a superfície da borracha e encurtar a vida útil dos Orings.
Disponibilizamos informações detalhadas de compatibilidade com mais de 500 fluidos, auxiliando á projetar e escolher o composto de borracha que melhor atenderá a sua necessidade de aplicação.
Os compostos de borracha possuem características distintas em relação as propriedades físicas e químicas e sua escolha é baseada de acordo com sua aplicação. As principais são: Nitrílica, EPDM, Viton, Neoprene, Silicone, SBR e NR.